AVISO IMPORTANTE!
Prezados leitores, o ciclo desse site chegou ao fim. Foram 5 anos contribuindo com a divulgação e o conhecimento geográfico.
Novos compromissos e falta de tempo vêm me impedindo de mantê-lo atualizado como queria.
Contudo, as postagem desse site estão sendo transferidas para outro espaço online. Trata-se do Blog do Prof. Alexandre, não deixem de acessá-lo:
A todos que por aqui passaram nesse lustro minhas mais altas considerações.
Alexandre.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bulgária - o país de onde descende nossa presidente.


A Catedral de Alexander Nevsky, em Sófia, Bulgária. Crédito: Consulado da Bulgária no Brasil.

País situado no sudoeste da Europa, na região dos Bálcãs, faz divisa com a Romênia ao norte, Sérvia e Macedônia a oeste e Grécia e Turquia ao sul. É banhada pelo mar Negro.

Histórico.
O território onde hoje é a Bulgária foi ocupado desde os séculos VII e VI a.C., quando houve uma migração de povos eslavos para aquela região. Apesar da origem imprecisa do nome, considera-se que deriva de bulgares ou bulgaris, denominação usada pelos povos da Mésia inferior.
O país se consolidou como Estado no de 681, quando o Império Bizantino o reconheceu formalmente, até então não havia uma organização política entre as tribos que habitavam a região.
O povo búlgaro se envolveu em várias guerras e conflitos, chegaram a sitiar Constantinopla conquistando muitas terras ao sul e exercendo relativa influência onde hoje estão a Sérvia e a Macedônia. Com a morte de Simeão (893-927) o Estado búlgaro entrou em decadência e perdeu grande parte de seus territórios conquistados. Passou por um relativo fortalecimento entre 1218 e 1241 mas chegou no início do século XIX praticamente desconhecida na Europa. Devido a conflitos com o Império Bizantino e o Império Russo principalmente.
Somente a partir do século XX (1908) que a Bulgária começou a se fortalecer, mas mesmo assim enfrentou momentos difíceis com a guerra dos Bálcãs e com a primeira guerra mundial. Em 1935 a Bulgária se aliou a Alemanha e com a segunda guerra mundial acabou sendo invadida pela União Soviética.
Após a segunda guerra mundial instaura-se um governo pró União Soviética e com o desmantelamento desta a Bulgária começou a entrar para o mundo capitalista com uma economia de mercado.
A Bulgária aderiu da OTAN em 2004 e é integrante da União Européia desde 2007.
Cultura.
Os búlgaros adoram a língua e a cultura eslava, a formação cultural do país possui elementos do cristianismo ortodoxo. Durante a ocupação turca foram os monges búlgaros grandes responsáveis pela unidade cultural cristã no país, foram percursores do movimento de libertação.
A população eslava representa a grande maioria do país, os turcos e seus descendente somam em torno de 9,4%, estima-se que 3,6% da população búlgara seja de ciganos.
Dados.
Área - 110.912 Km²;
População - 7.544.581;
PIB - 39.551 milhões de dólares;
IDH - 0840;
Taxa de alfabetismo - 98,3%;
População subnutrida - menos de 5%.
(Fonte: IBGE-Países.)
Visualize a Bulgária no google maps. Abaixo, alguma fotos do país. Disponíveis no Consulado da Bulgária no Brasil.




Referência:
Enciclopédia do mundo contemporâneo [trad. Jones de Freitas, Japiassu Brício, Renato Aguiar] 2ed. São Paulo: Publifolha; Rio de Janeiro: Editora Terceiro Milênio, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...