AVISO IMPORTANTE!
Prezados leitores, o ciclo desse site chegou ao fim. Foram 5 anos contribuindo com a divulgação e o conhecimento geográfico.
Novos compromissos e falta de tempo vêm me impedindo de mantê-lo atualizado como queria.
Contudo, as postagem desse site estão sendo transferidas para outro espaço online. Trata-se do Blog do Prof. Alexandre, não deixem de acessá-lo:
A todos que por aqui passaram nesse lustro minhas mais altas considerações.
Alexandre.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Países da Ásia Central - mapa da regionalização da Ásia.

Mapa da regionalização da Ásia

Região que foi muito influenciada pela rota da seda. Através dessa rota, vários povos se comunicaram, o que possibilitou trocas comerciais e culturais, uma verdadeira miscigenação entre oriente e ocidente.
Os países que compõem a Ásia Central tiveram origem de antigos povos muçulmanos que passaram pertencer ao Império Russo no século XIX e posteriormente à União Soviética no século XX. Com o fim da União Soviética em 1991, esses países tornaram-se independentes e hoje seguem pontos de desenvolvimento com certas semelhanças.
Esses países compõem uma região estratégica. Incrustados no centro da Ásia não têm saída para o oceano. Casaquistão e Turcomenistão são banhados pelo mar Cáspio. O lago Aral situa-se entre o Casaquistão e o Uzbequistão. O subsolo é rico em recursos energéticos.
Por estar perto do Oriente Médio, lugar de interesse para países centrais, em especial EUA, ter contado com a Rússia, a China e a Europa torna-se um ponto muito interessante para se instalar bases militares. Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão têm bases dos EUA. Quirguistão e Tadjiquistão fazem parte de um tratado de segurança com a Rússia. A China, com a Organização de Cooperação de Xangai, envolvendo o oeste do país e as cinco nações centro-asiáticas, prevê trocas econômicas e assistência no combate aos grupos islâmicos separatistas.
Países da Ásia Central.
Casaquistão
- possui grandes reserves de energia fóssil e vários minerais como cobre e pedras semi-preciosas e ouro;
Quirguistão – país montanhoso com subsolo rico em recursos minerais, o que possibilita a instalação de indústria de base;
Tadjiquistão – possui forte tendência agrícola, no em seu subsolo encontra-se ferro, chumbo, zinco, antimônio e urânio;
Turcomenistão – possui grandes áreas desérticas as reservas de gás natural são um importante recurso para o país;
Uzbequistão - mineração e agricultura são as principais atividades do país que possui um governo autoritário que exerce muito controle sobre as atividades econômicas.
Referências:
ANDRADES, Júlia Santos Cossermelli; MEDEIROS, Clóvis Marlon. Para viver juntos: geografia 9º ano, ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009. PP.180-181.

Mapa. CARVALHO, Marcos Bernardino de. PEREIRA, Diamantino Alves. Geografia do mundo: fronteiras. 8º ano. São Paulo: FTD, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...