segunda-feira, 21 de junho de 2010

Regiões da África - a África Negra (Subsaariana).

Imagem: www.fsc.ufsc.br/~canzian/bau/aids/africa.html
A maior parte do Continente Africano é chamada de África Negra (Subaariana). É a África dos povos negróides que abrange uma grande variedades de etnias formando uma heterogeneidade das mais complexas. Uma região considerada a menos desenvolvida no mundo, os indicadores sociais são os piores África Negra.
No quadro natural prevalece áreas de florestas tropicais e savanas, com uma região desértica no sudoeste - o deserto do Kalaari. A maioria dos países são agroexportadores e o comércio de seus produtos obedece uma lógica capitalista que permanece no continente desde os tempos coloniais.
A região possui muita riqueza mineral e energética, mas de modo geral, ainda não está conseguindo explorá-los com resultudos satisfatórios, exceção pode ser feita a Angola e a Nigéria, que vêm apresentando significativo crescimento econômico, porém sem muito reflexo na parte social.
A colonização dessa parte do continente contribui em grande parte para a situação de subdesenvolvimento atual, foram criadas fronteiras artificiais e alguns grupos que apoiaram o colonizador ainda estão no poder e foram usados pelas potência para manter o domínio sob os recursos naturais da região.
Nas últimas décadas a presença chinesa vem se ampliando na África Negra, o Brasil também defende interesses nessa última fronteira natural do mundo, em especial na Nigéria, em Agola e Moçambique.
A África do Sul é o grande destaque da região. É o país mais industrializado, não só da região mas, de todo continente. Possui uma considerável industrialização e é rica em recurso naturais.
Referências:
VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica. São Paulo: Ática, 2002.
CASTRO, Therezinha. África: geohistória, geopólitica e relações internacionais. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1991.
Sugestões de leituras:

2 comentários:

  1. Muito obrigado. Pois esse site me ajudou muito, eu procurei em vairios sites e so esse tinha o que eu queria. Estou muito grato.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...